O diagrama Arbóreo e o Sintagma Nominal
Nessa segunda postagem será apresentada o "DIAGRAMA ÁRBOREO" de Chomsky, sua estrutura interna com foco no sintagma nominal (SN).
O diagrama arbóreo
Uma oração é sempre constituída por unidades menores significativas, os sintagmas. O sintagma, segundo Silva e Koch (2001), é o conjunto de elementos que constituem uma unidade significativa e que mantêm entre si relações de dependência e de ordem. Organizam-se em torno de um elemento fundamental, o núcleo, que pode por si só constituir o sintagma. Os tipos de sintagma dependem do núcleo que o constituem:
> Sintagma nominal (SN): quando o núcleo do sintagma é um nome;
> Sintagma adjetival (SA): quando o núcleo do sintagma é um adjetivo;
> Sintagma verbal (SV): quando o núcleo do sintagma é um verbo;
> Sintagma preposicional (SP): quando o núcleo do sintagma é uma preposição.
Sintagma Nominal
Inez Sautchuk (2004) apresenta o sintagma nominal (SN), como uma unidade significativa da oração que terá sempre como núcleo uma palavra de natureza (ou base) morfológica substantiva, que é representado como um nome (N) ou até mesmo um pronome (pro), além de poder vir circundado por Determinante (Det) e/ou Modificador nominais (MOD).
O Determinante (Det) pode ser simples ou complexo: simples, porque apresenta um elemento representado pelo artigo, numeral ou pronome adjetivo; complexo, por ser constituído por mais de um elemento. Neste caso, funcionam como determinante-base o artigo e o pronome demonstrativo; como pós-determinante, os numerais e os possessivos; e, como pré-determinante, certas expressões indefinidas (todos, a maior parte de). Todos esses elementos obedecem a uma ordem de colocação.
Os modificadores do núcleo substantivo de um sintagma nominal podem ser eles mesmos, um Sintagma adjetival (SA) ou um Sintagma preposicionado (SP).
Abaixo, uma oração representada por meio do diagrama arbóreo onde o SN é modificado pelo SA.
Exemplo I:
O SN como já mencionado, pode ser modificado por ele mesmo, pelo SA (exemplo I) ou pelo SP. Além disso ele também pode ser apresentado como um sujeito oculto, ou seja, morfema zero(Ø)
, conforme exemplo II abaixo:
Exemplo II:
Nestes casos é o SN é representado com o morfema zero. Podemos observar também na oração acima, que o SN ele pode entrar dentro do SV (Sintagma Verbal) e além disso, também é encontrado dentro modificador SP (Sintagma Preposicionado), nomeando após a preposição (que será apresentado nas próximas postagens).
Referências bibliográficas:
Sautchuk, Inez. Prática de Morfossintaxe - 2ª Ed. 2010
Comentários
Postar um comentário